Heloisa Arcoverde é Cidadã do Recife

Poetas, escritores, amigos e admiradores de Heloisa Arcoverde prestigiaram a sessão solene que lotou o Teatro de Santa Isabel, na manhã desta sexta-feira (28), para a entrega da cidadania recifense à professora. O autor da homenagem foi o vereador Luciano Siqueira (PCdo B). “Sou amigo, admirador e o intérprete de um sentimento coletivo que reconhece a importância de Heloisa para a cena cultural do Recife. Você é uma das construtoras da nossa cidade rebelde, rica em tradições, onde a cultura se renova a cada instante com a sua contribuição”.

Heloisa Arcoverde nasceu em João Pessoa, mas há quarenta anos dedica a vida profissional ao Recife como professora de francês, português e literatura. Foi uma das idealizadoras do movimento em Defesa do Livro e da Literatura como política de Estado. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Paraíba, ela escolheu pesquisar as obras dos poetas pernambucanos. Atualmente, comanda a Gerência de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

“Hoje, o meu longo caso de amor com o Recife se completa. Começa a responsabilidade cidadã. Responsabilidade que me atribuem a Casa de José Mariano e um dos seus mais dignos vereadores. É uma honra receber este título das mãos deste homem público”. A homenageada concluiu o discurso com um trecho do verso de Antônio Maria, “sou do Recife com orgulho e com saudade”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Romildo Gomes (DEM) e também contou com as presenças do músico Fred 04, assessor da Secretaria de Cultura do Recife, do irmão da homenageada, João Leonardo Ribeiro de Morais, de Alexandre Santos, representante da União Brasileira de Escritores, e do vereador Jurandir Liberal (PT), membro do Conselho Municipal de Cultura.

Em 28.05.2010, às 16h40.