Henrique Leite cobra melhorias na segurança pública

“Temos finais de semana em que chegamos a ter 19, 20 homicídios. E a cada dia que passa não existe mais sensação de insegurança, existe violência de fato”. Com essas palavras, o vereador Henrique Leite (PT) abriu nesta quarta-feira (26) uma discussão na Câmara a respeito da escalada da violência no Recife.

Henrique Leite declarou que não são apenas os homicídios que preocupam a população. “O aumento da violência não é de responsabilidade exclusiva do aumento de homicídios. Nós não vemos as coisas melhorarem, além do aumento de homicídios e do tráfico de drogas. Vemos que na comunidade Beira Rio estão dando toque de recolher para convencer o cidadão pequenininho a vender baratos os seus imóveis”.

O vereador também lançou um alerta para os casos de assalto na Avenida Agamenon Magalhães, dos quais as mulheres são as principais vítimas, e para os pontos de venda de drogas na região. Segundo o parlamentar, mesmo os que buscam refúgio da violência em outros locais, como Porto de Galinhas, acabam sofrendo com a insegurança. “É violência de ponta a ponta”, comentou.

Além disso, ele comentou o impacto da crise financeira no custeio da segurança pública. “Com essa crise, as viaturas passam a fazer operações seletivas. Elas vão fazer só a abordagens que chamem a atenção. Temos um problema seriíssimo. Na Polícia Civil, os terceirizados não estão recebendo há dois meses”, expôs Henrique Leite.

Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) elogiou o pronunciamento do colega. “Vossa Excelência está de parabéns por trazer a questão da segurança pública para a nossa Casa”, afirmou. Osmar Ricardo apontou a responsabilidade do Governo de Pernambuco no caso. “A gente sabe que existe uma crise e daqui a pouco chega alguém para dizer que a culpa é do governo do PT. Vossa Excelência colocou a questão das viaturas. A gente sabe que isso é verdade. O Governo do Estado não paga o posto de gasolina há mais de quatro meses”, afirmou o parlamentar. “O mundo real com o governo do PSB é de irresponsabilidade. Acho que ele tem que conversar mais. Mostrar as dificuldades e as alternativas”, prosseguiu Osmar Ricardo.

Tomando a palavra novamente, Henrique Leite ressaltou o aumento do número de assaltos a banco e cobrou por um melhor serviço de inteligência. “Assalto a banco não se combate batendo de frente, se combate com informação para tirar o bandido do crime antes que ele pense em assaltar”, disse.

Ao final do discurso, o vereador pediu mais recursos para a área e convidou a sociedade a participar da melhoria no setor. “Na hora de reduzir gastos, que o Governo não reduza os concursos, os treinamentos. Isso não é gasto, é investimento”, disse. “E mais importante é que cada cidadão registre as ocorrências nas delegacias para que o governo saiba e possa entender o quanto a violência está aumentando”.

Em 26.08.15 às 18h19.