Henrique Leite critica sistema penitenciário de Pernambuco

O vereador Henrique Leite (PT) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 04, para tecer várias criticas ao sistema penitenciário de Pernambuco. Segundo ele os recentes problemas ocorridos fazem parte de uma "crise do sistema que se arrasta há vários anos" e ultrapassa diversas gestões. “O presídio só tem um dono que é o próprio preso. O preso mais forte é quem manda, tem benefícios. A maioria vive em situações subumanas, como zumbis. Muitos saem daquele lugar com mestrado e doutorado em criminalidade.”

O vereador disse ainda que o sistema penitenciário de todo Brasil é falido e  padece de problemas semelhantes ao do estado. “ A superlotação resulta em presos  dormindo em pé, revezando-se com outros, mas  quem é mais forte come bem, dorme bem e faz o que quer. Há até a produção de drogas. O sistema penitenciário pernambucano, é uma verdadeira bomba chiando".

O vereador Jurandir Liberal (PT) destacou que os últimos acontecimentos mostraram, que a segurança do estado não está perfeita, mas sim que sofre problemas graves. “A verdadeira realidade é que os  presidiários vivem como querem, sem controle”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou que se trata de  uma crise nacional e que Pernambuco apresenta uma das piores situações do País. “O que acontece é que a porta de saída é estreita e a porta de entrada é larga. Muitos presidiários esperam anos por um julgamento que não acontece. Alguns entram como traficantes, sendo só usuários e saem de lá como verdadeiros criminosos. Essa é uma situação muito séria e que precisa ter uma atenção especial do poder publico”.

Já o vereador Estefano Menudo (PSB) ressaltou que o estado sofre por uma situação delicada. “Hoje em dia os policiais que apreendem drogas têm gratificações e isso é muito perigoso, pois entram nos presídios muitos usuários. A polícia perdeu totalmente o controle do tráfico e também dos presídios”.

Em 04.02.2015, às 18h50