Homenageadas recebem prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco

Três representantes da Câmara Municipal do Recife receberam o diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. As vereadoras Aline Mariano (PSDB) e Marília Arraes (PSB) e a diretora da Assessoria de Relações Públicas da Casa, Ana Torti foram incluídas entre as homenageadas da sexta edição do evento. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (5) no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), na Avenida Conde da Boa Vista.

A solenidade foi promovida por entidades como a União Brasileira de Escritores (UBE), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, Fórum das Mulheres Advogadas do Mercosul, Gabinete Português de Leitura e Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Prefeitura do Recife. Ela faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, uma data que em 2010 completa cem anos de criação.

A mesa foi composta pelo jornalista Carlos Cavalcante, autor do livro Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, Dona Madalena Arraes, a diretora da Fafire, Irmã Maria das Graças Soares da Costa, o deputado estadual Sérgio Leite, a secretaria Estadual da Mulher, Cristina Buarque, a secretária Municipal da Mulher, Rejane Pereira, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o diretor da Voz do Planalto, jornalista Ramos Silva, o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Valdênio Porto, o presidente do Caxangá Ágape, Roberto Zaidan e João Sandoval, representando o presidente da CNI, o deputado Armando Monteiro.

Quem abriu a cerimônia foi a Irmã Maria das Graças, diretora da Fafire, que reforçou o caráter essencialmente feminino da instituição, composta em 80% por mulheres. “Esta casa é um espaço privilegiado de defesa da dignidade da mulher”. Em seguida, o jornalista Carlos Cavalcante lembrou que em seis anos de publicação, nenhuma homenagem foi repetida. “A cada ano escolhemos cerca de 60 personalidades femininas de destaque para Pernambuco e trazemos mais pessoas a este auditório para comemorar junto conosco”.

Além da distribuição do Diploma do Mérito Olegária Mariano e do Diploma Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, na ocasião também foi lançada a sexta edição do livro Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco. A obra vem sendo editada desde 2005, com a finalidade de reconhecer e enaltecer as lideranças femininas que têm ajudado no desenvolvimento do Estado, em suas mais diferentes áreas de atuação. As mulheres que foram destaques durante o ano têm suas estórias contadas e recebem a homenagem.

Aline Mariano e Ana Torti receberam pessoalmente seus diplomas. A vereadora Marília Arraes não compareceu à cerimônia. Representantes da polícia, de órgãos públicos, médicas, jornalistas e empresárias também receberam a homenagem.

Em 05.03.10, às 20h.