Homenagem ao centenário de nascimento de líderes do PCdoB

O vereador Almir Fernando (PCdoB) celebrou a passagem da data do centenário de Maurício Grabois e João Amazonas, líderes do Partido com discurso na tarde desta terça-feira 13 na Câmara do Recife. Ele destacou que Grabois entrou no Partido Comunista do Brasil antes de completar 20 anos e desde então dedicou toda sua vida à atividade partidária. Da mesma forma João Amazonas, construtor e ideólogo do PCdoB viveu 90 anos, dos quais dedicou quase sete décadas em defesa de convicções revolucionárias, da soberania, da democracia e do progresso social do país.

Maurício Grabois, segundo Almir Fernando, teve entre os camaradas Luiz Carlos Prestes, João Amazonas, Carlos Marighela e Jorge Amado que o designaram líder da bancada do partido na Câmara dos deputados em 1946. Logo em 1948 os mandatos dos comunistas foram cassados. “Com o golpe militar de 1964 Grabois foi convocado para enfrentar um regime tirano que assumiu em 1968 uma feição terrorista impondo uma resistência armada. O PCdoB organizou à época a guerrilha do Araguaia e no Natal de 1973 ele tombou como um bravo. A ditadura tirou-lhe a vida , mas as sementes da liberdade tinham sido plantadas”.

O vereador lembrou que João Amazonas teve importante papel na construção partidária desde 1941 com o enfrentamento da ditadura e o embate entre correntes revisionistas que ameaçavam liquidar com o partido. “Sob a direção de João Amazonas o PCdoB nunca recuou diante de suas responsabilidades históricas. Ele faleceu em maio de 2007 e não completada uma obra da qual teve participação fundamental, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O fortalecimento da legenda em 2002 também  é fruto do trabalho de João Amazonas que indicou os passos a serem seguidos”.

 

Em 13.11.2012, às 16h39.