Homenagem póstuma ao ex-governador Cid Sampaio
Nascido no Recife em sete de dezembro de 1910, Cid Sampaio faleceu aos 99 anos, no dia 30 de setembro de 2010. Era formado em Engenharia e Química Industrial. Depois de governar o Estado, cumpriu mandatos de deputado federal (1967 a 1971) e senador (1983 a 1987). Além da carreira política, Cid Sampaio atuou em vários segmentos econômicos de Pernambuco. Foi diretor industrial da usina de açúcar da família, em Catende, presidente da Federação das Indústrias e da cooperativa dos usineiros.
Uma das marcas da sua administração quando governou o Estado foi o incentivo à industrialização. Entre os empreendimentos estão a construção da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (COPERBO), a criação do Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (BANDEPE) e a instalação da CILPE – fábrica de laticínios e de beneficiamento de leite, que tinha suas unidades receptoras do produto em diferentes municípios do agreste e abastecia o Recife.
Além de ser nome da próxima ponte ou viaduto do Recife, uma outra homenagem foi proposta pelo legislativo municipal. Está sendo analisado pelas comissões permanentes da Casa o Projeto de Lei do vereador Alexandre Lacerda (PTC) que denomina “Avenida Sul Governador Cid Sampaio”, a atual Avenida Sul, que liga o bairro de São José ao de Afogados.
Em 10.03.2011, às 11h45