Homenagem póstuma ao ex-governador Cid Sampaio

A próxima ponte ou viaduto a ser inaugurado no Recife receberá o nome do ex-governador de Pernambuco, entre os anos de 1959 e 1963, Cid Feijó Sampaio. O autor da homenagem, vereador Antônio Luiz Neto (PTB), teve seu projeto de lei sancionado pelo prefeito João da Costa. O texto foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia três de março.

Nascido no Recife em sete de dezembro de 1910, Cid Sampaio faleceu aos 99 anos, no dia 30 de setembro de 2010. Era formado em Engenharia e Química Industrial. Depois de governar o Estado, cumpriu mandatos de deputado federal (1967 a 1971) e senador (1983 a 1987). Além da carreira política, Cid Sampaio atuou em vários segmentos econômicos de Pernambuco. Foi diretor industrial da usina de açúcar da família, em Catende, presidente da Federação das Indústrias e da cooperativa dos usineiros.

 

Uma das marcas da sua administração quando governou o Estado foi o incentivo à industrialização. Entre os empreendimentos estão a construção da Companhia Pernambucana de Borracha Sintética (COPERBO), a criação do Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (BANDEPE) e a instalação da CILPE – fábrica de laticínios e de beneficiamento de leite, que tinha suas unidades receptoras do produto em  diferentes municípios do agreste  e abastecia o Recife.

 

Além de ser nome da próxima ponte ou viaduto do Recife, uma outra homenagem foi proposta pelo legislativo municipal. Está sendo analisado pelas comissões permanentes da Casa o Projeto de Lei do vereador Alexandre Lacerda (PTC) que denomina “Avenida Sul Governador Cid Sampaio”, a atual Avenida Sul, que liga o bairro de São José ao de Afogados.    

 

Em 10.03.2011, às 11h45