Idosos com 80 anos ou mais podem ganhar prioridade absoluta de atendimento

Os integrantes da chamada quarta idade – pessoas com idade igual ou superior a 80 anos – podem ganhar uma prioridade de atendimento diferenciada no Recife. É o que pretende o projeto de lei nº 54/2017, que tramita na Câmara Municipal e que, nesta segunda-feira (16), foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. Caso a matéria seja aprovada em definitivo, idosos com 80 anos ou mais terão que ser atendidos antes mesmo que outros idosos que ainda não atingiram essa idade. A medida não visa se estender aos serviços emergenciais de saúde.

Após a reunião, a presidente da Comissão de Direitos humanos, a vereadora Michele Collins (PP), fez comentários sobre a importância do projeto nº 54/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP). De acordo com ela, a comissão procura trabalhar pela população idosa do Recife. “Esse projeto tem o objetivo de dar prioridade às pessoas da quarta idade, gerando mais benefícios para essa população. Em uma fila, por exemplo, as pessoas de 80 anos terão prioridade até sobre a prioridade das pessoas de 60. Sabemos que, hoje, a população tem maior longevidade e, às vezes, o idoso chega a um local para ser atendido e a fila já é grande.”

A comissão discutiu, além do projeto sobre a prioridade para a quarta idade, outros seis textos legislativos. Ao total, foram cinco projetos aprovados pelo grupo, que distribuiu ainda oito projetos de lei aos relatores para a emissão de pareceres. Também participou da reunião o vereador Ivan Moraes (PSOL). O próximo encontro da Comissão de Direitos Humanos deve acontecer no dia 30 de outubro.

Em 16.10.2017, às 15h49