Idosos ganham dia no calendário do Recife para comemorar

Os idosos do Recife ganharam espaço no Calendário Oficial da cidade para comemorar o Dia do Idoso. A lei que criou esse dia é de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB) e deve ser celebrado todo primeiro de outubro. A vereadora acha justo reconhecer o papel importante dos idosos nas sociedades, sejam como líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários. “Há uma preocupação mundial com o crescente aumento do número de idosos. Estima-se que em 2050 a população mundial terá 2 bilhões de pessoas acima dos 60 anos de idade”. Ontem, na Câmara do Recife, ela realizou uma reunião solene para comemorar a data.

É por causa desse crescimento, afirma Aimée Carvalho, que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um plano internacional sobre o envelhecimento, cuja meta é fortalecer a capacidade dos países para abordar de maneira efetiva o envelhecimento da população e atender às preocupações e necessidades especiais das pessoas de mais idade. No Brasil, afirmou a parlamentar, o Estatuto do Idoso dispõe que eles devem ser tratados sem discriminação no que se refere à idade, e garante também a preservação de sua liberdade, dignidade, capacidade de desenvolver-se individual e socialmente com amparo e proteção integral do Estado.

Elizabete Godinho, representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, disse que a política nacional vem embasando políticas estaduais e municipais. Ela disse que desde 2007 o Recife instituiu conselhos para implementar políticas públicas. Segundo ela, a cidade tem hoje cerca de 180 mil idosos, um caminho crescente de idosos que vão exigir do Estado novas políticas. “A data serve para mostar as necessidades desse segmento e exige que todos pensem na responsabilidade da sociedade”.

A coordenadora do Programa de Amparo à Terceira Idade, Gicelma Tavares, da Assembleia de Deus, disse que a Igreja que trabalha com 600 congregações atendendo grupos de idosos, reúne uma vez por mês esse segmento para realização de diversas ações. Maurício Wanderley, presidente da Federação de Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco, lembrou que mesmo sendo o dia 1º de outubro o dia mundial e nacional do idoso, a vereadora Aimée Carvalho teve o cuidado de criar um dia municipal para lembrar essas pessoas.

Já o secretário Executivo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Paulo Moraes, desejou que esse dia seja todo dia e que esse segmento seja de fato incluído. Segundo ele, Pernambuco tem 10.9% da população de idosos, figurando acima da média do país. “É importante pensar que o idoso é alguém produtivo e que pode contribuir de diversas formas com a sociedade, mas não será possível fazer essa luta sem a família. Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, ressaltou a atuação da veradora Aimée Carvalho, lembrando que ela tem feito seu trabalho com amor ao próximo e solidariedade. “Não podemos aceitar as distorções praticadas contra os idosos. São leis que não são implementadas nem respeitadas, como as filas nos bancos, aposentadorias que vão minguando e empréstimos extorsivos. Isso precisa mudar”.

Em 02.10.2014, às 11h40