IFPE recebe homenagem da Câmara Municipal

Pelo seu trabalho na realização do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, ocorrido em maio deste ano no Recife, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebeu, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV), uma homenagem da Câmara Municipal. Durante o evento, que aconteceu nesta quinta-feia (24), também foi lembrado o aniversário de 106 anos, completados na última quarta-feira (23), da criação da Escola de Aprendizes Artífices, embrião do IFPE.

“Queremos fazer o reconhecimento público à realização do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica por parte do IFPE, entre os dias 26 e 29 de maio. Sem dúvida, este foi mais um movimento da instituição em defesa da cidadania e do direito universal à educação”, afirmou o vereador. É a primeira vez que o Fórum é realizado em uma cidade do Nordeste. Os temas abordados na edição foram diversidade, cidadania e inovação.

Eurico Freire ainda destacou dois dos 15 pontos da carta elaborada ao fim do evento. “O primeiro é a construção de uma agenda global das políticas curriculares. E o segundo, a integração de entes da federação em torno do sistema nacional de educação”, expôs. Outros pontos altos ressaltados pelo parlamentar foram a presença de personalidades como Frei Betto e a homenagem feita, durante o Fórum, ao médico e professor Josué de Castro.

Ao fim do seu pronunciamento, o vereador elogiou a atuação da reitora do IFPE, Cláudia Sansil, e da pró-reitora da instituição, Maria José Gonçalves de Melo, ambas presentes na mesa da homenagem. “Em nome delas, cumprimento a todos os atores envolvidos direta e indiretamente com o IFPE e o Fórum”, sinalizou. O diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, também participou da mesa. A reunião foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB).

Houve entrega de flores e de uma placa de homenagem. A servidora do campus de Pesqueira e ex-aluna do IFPE Lílian Guerra subiu à tribuna e declamou um cordel feito em tributo ao instituto. “Acredito piamente na força da educação como instrumento infalível para a grande transformação que se faz tão necessária para o bem da nação”, disse a servidora em uma de suas estrofes.

Em seu discurso, Cláudia Sansil fez um histórico do IFPE e da educação profissional no Brasil e deu destaque à importância social da educação. “O IFPE responde hoje para que o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão sirva essa pátria conceituada como Pátria Educadora. A política de educação precisa, antes de tudo, ser uma política social. Hoje temos acesso à educação. O filho da lavadeira pode estudar ciência no exterior”, argumentou.

“Nós agradecemos imensamente essa homenagem da Casa de José Mariano feita pelo Vereador Eurico Freire. Agradecemos todo o trabalho da professora Maria e ao presidente pela forma acolhedora com que nos recebeu. Queria agradecer também ao trabalho do professor Sérgio, que nos ensinou o caminho para que esta instituição continue sendo forte”, concluiu a reitora.

Ao final da solenidade, o presidente Vicente André Gomes enalteceu a iniciativa de Eurico Freire. “Reuniões como esta não acontecem sempre. Não existe nada mais importante na vida do que ensinar e educar”, afirmou. Um coquetel foi servido aos professores, servidores e alunos do IFPE presentes na homenagem.

Em 24.09.2015 às 17h35