Imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo visita a Câmara

Às vésperas de iniciar o novenário dedicado à padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo, a imagem peregrina visitou a Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (02), cumprindo um roteiro que também faz parte das celebrações dos 100 anos de coroação canônica e eclesiástica da santa como copadroeira do Recife, ao lado de Santo Antônio. Durante uma hora e meia, a imagem ficou instalada no hall de entrada da Casa de José Mariano, para visitação pública.

O local é exatamente em frente aos jardins da Faculdade de Direito do Recife, localizada no Parque 13 de Maio, onde a imagem de Nossa Senhora do Carmo foi coroada, solenemente, na presença de 34 bispos brasileiros. A coroação ocorreu, há cerca de 100 anos, no dia 21 de Setembro de 1919, depois que a imagem saiu da Igreja do Carmo e desfilou pelo centro do Recife, até o parque 13 de Maio. Três anos depois, os frades iniciaram uma campanha para a Igreja do Carmo receber o título de basílica, o que aconteceu em 1921.

A imagem chegou à Câmara Municipal do Recife às 10h15, transportada numa berlinda ornamentada com flores, depois de ter passado pela sede do Corpo de Bombeiros. “Esta é uma visita histórica para o povo católico e para esta Câmara, que se congratula com uma visitação histórica. Todos nós, vereadores e vereadoras da Casa de José Mariano se sentem felizes em recebê-la”, afirmou o presidente, vereador Eduardo Marques (PSB), na solenidade de visita da imagem. Um frade carmelita procedeu a bênção aos presentes.

No início da tarde, a imagem foi levada para a Prefeitura do Recife e depois para o Palácio do Campo das Princesas. Além do presidente da Câmara, os vereadores Aerto Luna (PSB) e Chico Kiko (PP) fizeram a recepção da imagem. Ela está sendo conduzida pelos freis Getúlio e Yedo, além de freiras, da Ordem Carmelita.

A visita histórica da imagem, disse Eduardo Marques, entrou para os Anais da Câmara. Aerto Luna, por sua vez, lembrou que a Casa de José Mariano é “a casa do povo e o lugar certo para receber a visita de Nossa Senhora”. Ressaltou, ainda, que ela “é a nossa casa de trabalho e de ação, onde se tenta buscar a igualdade entre todos os recifenses”. Chico Kiko agradeceu aos carmelitas que incluíram a Câmara no roteiro de peregrinação da imagem. “É uma oportunidade histórica tê-la aqui”, disse.

O frei Getúlio fez a saudação e disse que a imagem estava na Câmara porque se trata de uma casa “importante para a povo recifense”. Ele sublinhou que “três pilares sustentam a vida humana, que são a fé, a esperança e a caridade” e que os vereadores, através da política, “podem manter firmes esses três pilares”. O frade também pediu que as pessoas, a exemplo de Nossa Senhora, “sejam mais sensíveis, tenham mais respeito umas pelas outras e mais senso de objetivo comum”. No final, ele leu uma passagem do Evangelho e fez uma reflexão.

Em 02.07.2019, ás 12h20.