Inácio Neto entrega cidadania recifense a Irmão Marista

“A alegria invade o meu coração”. As palavras emocionadas são do Irmão Marista José Artur de Câmara Cardoso, o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue pelo vereador Inácio Neto (PT), na manhã desta sexta-feira, 26, em uma solenidade que reuniu no plenário da Câmara Municipal educadores, pais, alunos e ex-alunos.

O religioso é natural de Baturité, no Ceará, de onde partiu aos 10 anos de idade. Com quatro graduações, entre elas Pedagogia e Direito, o Irmão José Artur já morou em várias cidades do Brasil. Chegou ao Recife pela primeira vez, em 1960. A vocação e a capacidade do homenageado de ensinar a fé cristã foram destacadas por Inácio Neto. “Por todos os lugares que passou ele deixou saudades não só por difundir a palavra de Deus, mas pelos trabalhos sociais que realiza. Sua vida sempre foi dentro dos colégios brasileiros. Já foi professor e diretor de várias escolas e desde 2007, em sua segunda gestão, está à frente do Colégio Marista São Luís Recife”.

Inácio Neto disse ainda que o Recife torna-se melhor e mais completo ao ganhar de fato e de direito um cidadão como o homenageado. “Tenho que dizer que o dia de hoje, particularmente, é muito especial para mim e ficará sempre em minha memória, pois como eterno aluno e admirador do método do Colégio São Luís me sinto honrado de poder conferir o título de cidadão recifense a um dos maiores educadores do Brasil”.

O mais novo Cidadão do Recife lembrou a infância na terra natal, das andanças por vários lugares e ressaltou ainda que guardará com eterna gratidão a nova cidadania. “Recompensa maior eu não poderia ambicionar. Estou unido ao povo recifense, agora como irmão por adoção, para enaltecer e honrar suas tradições, admirar seu povo, cultuar seus costumes e trabalhar em prol do seu desenvolvimento. O filho de Baturité entre rios é hoje, também, filho da Veneza Brasileira, para sua honra e glória”.

A reunião solene, presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB), também contou com a presença dos vereadores Romildo Gomes (DEM) e Alexandre Lacerda (PTC), e fizeram parte da mesa o Diretor Geral da Faculdade Marista, João Sombra, o Superior da comunidade de Apipucos, Raimundo Nonato, e o vice-presidente do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares do Recife, José Gomes Santiago.

Em 26.08.2011, às 12h30.