Inácio Neto entrega título de cidadão a Heitor Bezerra de Brito
“É com alegria que concedo a honraria máxima desta casa legislativa ao doutor Heitor. Ele já é de fato um verdadeiro recifense, pois aqui se formou, casou, teve suas quatro filhas. Aqui ganhou netos. Aqui, fincou raízes e materializou o seu sonho, criando uma empresa séria, a SOLL”, disse em discurso o vereador Inácio Neto. Ele também citou dados biográficos de Heitor Bezerra de Brito “um nordestino do Crato, Ceará, engenheiro de formação, que trabalhou na Chesf durante 25 anos e quando saiu, criou a sua empresa em 1994. É uma empresa séria, comprometida com o desenvolvimento e com seus funcionários. São mais de 2.500 profissionais qualificados”, citou.
Durante o discurso, Inácio Neto justificou a entrega do título. Ele disse que Heitor Brito é um empresário que gera emprego e renda aos recifenses e ajuda a movimentar a economia do Estado. “Por isso, hoje ele se torna um pouco mais nosso, um cidadão de direito. É um dia especial para mim como vereador, pela oportunidade de conferir esse título a um dos maiores empreendedores da nossa cidade”, disse. Em seguida, ele entregou o diploma e a medalha que compõem o título de cidadão recifense.
O empresário Heitor Bezerra de Brito fez um discurso de agradecimento. Ele começou o agradecendo ao presidente da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT), ao vereador Inácio Neto (PSB), e aos demais que acolheram o seu nome quando foi feita a proposta da comenda. “Faço agradecimento especial ao ilustre vereador Inácio Neto, advogado, empresário de sucesso no ramo da educação. Esse cidadão preocupado com as pessoas mais necessitadas levou para as periferias a prática de esportes como instrumento de socialização. Esse jovem talentoso lembrou-se de mim”, disse. Ele disse reconhecer que o título é a maior homenagem que o Recife pode oferecer a uma pessoa. “E quando se trata de uma das cidades mais importantes do país, a homenagem se reveste de significado especial. Estou muito orgulhoso, pleno de alegria e de felicidade, vivendo um dos melhores momentos de minha vida”.
Natural do Crato, Ceará, Heitor Bezerra de Brito disse que sua história com o Recife “teve início em agosto de 1968, no florescer da juventude, com apenas dezoito anos de idade, quando aqui cheguei para estudar e trabalhar. Foi há exatamente 40 anos. Aqui aportei trocando as águas dos rios e açudes de minha infância pelas águas do mar de Boa Viagem, hoje águas de minha adolescência, da minha maturidade. Foi amor à primeira vista. Apaixonei-me pelos rios Capibaribe e Beberibe, pelos mangues, pelas pontes, pela arquitetura e boemia do Recife Antigo, o Carnaval, pela cultura local. O mais importante: apaixonei-me pela cidade do Recife e pelo seu povo maravilhoso”.
No Recife, Heitor Brito trabalhou na Chesf, cursou geologia na Universidade Federal de Pernambuco, engenharia civil da Escola Politécnica. Em 1994, aposentou-se da Chesf e voltou-se para a vida empresarial. Hoje também escreve contos e crônicas, já tendo participado de várias antologias. Fundou, recentemente, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, da qual é vice-presidente. Ainda no Recife, é diretor cultural do Clube de Engenharia de Pernambuco e presidente do Rotary Clube Recife Casa Amarela.
Para ressaltar o orgulho de estar recebendo o título de cidadão na Câmara Municipal do Recife, Heitor Bezerra de Brito fez referências a José Mariano, patrono do legislativo municipal. “Foi uma das grandes referências da Faculdade de Direito, foi jornalista e político. Tem registro na história do país como sendo o primeiro parlamentar, em Pernambuco, a se rebelar contra a escravatura no país. Passou, juntamente com Joaquim Nabuco a liderar ações contra a escravidão no Brasil. Esta Câmara está de parabéns com a escolha desse ilustre patrono”, disse.
Em 31.08.2012, às 11h15.