Inácio Neto homenageia Clube Alemão
Em seu discurso, o vereador fez questão de ressaltar a participação e a importância da comunidade germânica na cidade. “O Recife ao longo de sua história convive com variadas levas de migração e a presença destes imigrantes ajudou a construir a história da nossa cidade e do nosso Estado. Os primeiros registros da chegada dos germânicos datam de século 17 e não demorou muito para que esta população aumentasse. Foi então que se tornou indispensável a existência de um espaço voltado para a comunidade alemã”. Inácio Neto também falou da evolução do Clube ressaltando que na sua fundação, eram 52 pessoas. Hoje, são mais de 200 famílias associadas, alemães ou não, mantendo sempre a tradição, difundindo a cultura e a língua alemãs. Destacou também a realização da Oktorberfest que é comemorada na cidade desde os anos 60. “É a festa da cerveja do sul da Alemanha no Recife, e ela já virou tradição, fazendo parte do calendário social da cidade”.
Inácio Neto destacou ainda as ações sociais promovidas pela entidade como a organização de um bazar que tem como finalidade arrecadar dinheiro para obras em entidades filantrópicas. “O Clube Alemão promove e estimula também a prática de esportes amadores e já ganhou várias medalhas em diversas modalidades. Quero agradecer a existência dessa entidade que surgiu há 90 anos e se tornou um patrimônio de toda a sociedade recifense”. O parlamentar fez a entrega de placas comemorativas ao funcionário mais antigo do Clube, Amaro Lúcio Alves da Fonseca, que na ocasião foi representado por José Oswaldo de Assis, ao sócio brasileiro mais antigo, José Luiz Leal, aos sócios alemães beneméritos, Jurgen Klaus Kelsch e Gerhard Lepold, e ainda ao presidente da diretoria executiva, Ronaldo Guerra Lopes.
“Gostaria de agradecer ao vereador e à Câmara pela iniciativa desta homenagem ao nosso querido Clube Alemão e também externar a minha satisfação e o meu orgulho em representá-lo neste evento”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Tarcísio Solano de Morais. Ele também ressaltou os fundamentos democráticos da entidade. “A cada dois anos, uma assembleia geral constituída pelos sócios elege 20 membros para o Conselho Deliberativo que define o presidente e vice da diretoria executiva”.
Tarcísio Solano falou ainda das opções de lazer oferecidas no local. “Além de contribuir para estreitar relações de amizade através da realização de reuniões festivas, o Clube Alemão também promove e estimula a prática de várias atividades esportivas e oferece escolinhas. Nosso clube caracteriza-se como opção de lazer familiar e segura a diversas gerações. Identificamos sócios que chegaram crianças e hoje se divertem com seus filhos e netos nas quadras, piscinas e parques infantis. Para muitos, é uma extensão de seus próprios lares”.
A solenidade foi presidida pelo vereador Alfredo Mariano (PSDC) que parabenizou o colega pela iniciativa. “É preciso que as entidades que oferecem lazer sejam homenageadas para que o público saiba a importância do que elas fazem. Fui sócio do Clube Alemão na década de 70 e sei que é um local especial porque abriga jovens e também gente da minha idade. Eu me sinto lisonjeado em presidir essa sessão e participar desta bela tarde”.
Em 04.10.2010, às 18h10.