Inclusão de Artes Marciais nas escolas da rede municipal é tema de projeto

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) elaborou um projeto de lei (PLO 192/2017) que pretende incluir as Artes Marciais nas atividades escolares das escolas da rede municipal do Recife. As medidas previstas na proposta, que ainda será apresentada ao plenário, poderão ser realizadas em escolas municipais que já se encontram em funcionamento, desde que possuam infraestrutura viável à implantação da atividade.

Segundo a justificativa do autor da matéria, as Artes Marciais, como esportes dentro das escolas municipais, possuem elementos essenciais para o desenvolvimento de diversos aspectos dos indivíduos praticantes. “A cultura corporal, a socialização, a autoestima, a autoconfiança, o equilíbrio, em seu sentido amplo, os limites, o respeito próprio e o respeito mútuo são fundamentalmente trabalhados pelas atividades mencionadas”, completou.

Consideram-se Artes Marciais as atividades físicas que, sob a forma de lutas, possuam como finalidade contribuir para a integração dos praticantes na promoção da saúde e educação e no exercício da cidadania. Os alunos interessados na participação das atividades complementares deverão apresentar autorização médica para a realização dos exercícios físicos pertinentes à atividade.

Não estão englobadas, de acordo com o projeto de lei, as modalidades de artes marciais desprovidas de substratos educativos, éticos, filosóficos, morais ou sociais; que sejam ofensivas à cidadania ou à dignidade da pessoa humana; e que possuam, mesmo que implicitamente, conteúdo revelador de preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou qualquer outra forma de discriminação.

Rodrigo Coutinho enalteceu a relevância do aprendizado a partir de experiências como as proporcionadas por essas atividades físicas. “A atenção e a disciplina, em exemplo, são algumas das maiores aptidões desenvolvidas que propiciam uma melhora no desenvolvimento escolar do aluno. O Projeto apresentado, na sua essência, vem oportunizar a redução das evasões e abandonos escolares, promovendo o acesso dessas crianças à prática de doutrinas de autocontrole e de respeito às limitações de si e a dos outros, sem lhes tolher a vontade de crescer e de vencer”.

Em 27.07.17 às 09h51.