Isabella de Roldão discute requerimentos sugeridos por alunos

Após uma visita à Câmara Municipal de um grupo de alunos da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, do bairro Bomba do Hemetério, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) discutiu nesta segunda-feira (21) três requerimentos apresentados por ela e que foram baseados em sugestões dos estudantes. “Gostaria de compartilhar a autoria com os alunos do quinto ano da escola”, disse a parlamentar. Os textos foram aprovados pelos vereadores.

Durante a reunião plenária em que os requerimentos foram votados, estavam presentes 14 alunos da instituição de ensino e a professora Simone Vieira, responsável por um projeto que desencadeou os requerimentos. “A professora Simone desenvolveu um olhar crítico do lugar que eles vivem, com suas dificuldades e belezas. Eles começaram a desenvolver esse olhar e resolveram me convidar, fizeram um abaixo-assinado. E a gente, então, teve um momento de conversa e de troca a respeito das necessidades”, explicou Isabella de Roldão.

Os requerimentos indicam a órgãos de serviços municipais que verifiquem a possibilidade de realizar intervenções urbanas em vias da comunidade da Bomba do Hemetério. “Uma das necessidades mais urgentes é a do requerimento número 5318/2015, em que a gente pede que a CTTU coloque um semáforo na avenida da Bomba do Hemetério porque as crianças e os adultos têm dificuldade de atrevessar para chegar à escola”, pontuou.

“Eu já levei a própria CTTU até o local, passo ali diariamente. O chefe de gabinete viu a necessidade. Mas eles não colocaram uma fiscalização mais efetiva”, relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB). “Eu não sei se o semáforo seria o essencial, mas há uma necessidade de melhorar a mobilidade ali. A gente está junto com os alunos, com as professoras e com Vossa Excelência nessa solicitação. A gente espera que os alunos possam ser atendidos. Quem vai ganhar com isso é a comunidade”, afirmou.

O vereador Eurico Freire (PV) elogiou o processo participativo que levou à aprovação dos requerimentos. “Acredito que esse modelo de aproximação com a comunidade é um modelo a ser seguido por nós que fazemos esta Casa. A mobilização social continua sendo um grande modelo de conquista. Acredito que isso que aconteceu hoje possa ser modelo para outras escolas. Parabéns a Vossa Excelência, aos alunos e alunas e parabéns à professora”, comentou o parlamentar

Isabella de Roldão retomou a palavra repercutindo o valor da participação na cobrança por melhorias urbanas e ressaltou a importância do pedido feito à CTTU. “Queria parabenizar a professora Simone por essa atitude de extrema cidadania. A cidade não é para carros e grandes construções. A cidade é principalmente para pessoas”, concluiu. Ao final do discurso, ela leu os nomes dos 14 estudantes envolvidos no projeto e na visita para que eles constassem nos anais da Câmara.

Em 21.09, às 19h25