Isabella de Roldão parabeniza sala de aula bilíngue
A vereadora comentou que no Brasil a língua portuguesa é a primeira a ser ensinada aos surdos. “Imagina a dificuldade de ensinar matemática, física, química com um tradutor ao lado? A geração das crianças que foram para a escola sem receber a atenção especial colhe o fruto mau”.
Isabella de Roldão lembrou ainda que Recife é uma cidade feita para ouvintes. “Quando um surdo precisa ir ao hospital não tem quem faça tradução simultânea para os médicos, ou em um acidente de carro os guardas de trânsito não são treinados para se comunicar em libras”.
A parlamentar destacou que esse é um primeiro passo, mas que ainda há muito a caminhar. “É importante reconhecer o avanço e lembrar que ele ainda é mínimo. As crianças surdas precisam ser alfabetizadas da forma certa para que elas se tornem adultos independentes. Além disso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também precisa ser traduzido em libras. Parabenizo o executivo e faço um apelo para que esse projeto seja ampliado para todas as escolas municipais do Recife”.
Em 17.03.2015, às 17h.