Isabella de Roldão repercute reforma e revitalização do Teatro do Parque

A reforma e revitalização do Teatro do Parque foi o tema do discurso da vereadora Isabella de Roldão (PDT) na tarde desta terça-feira, 09. As obras ainda terão início e levarão 12 meses para serem concluídas. Serão R$ 8,2 milhões, incluindo a aquisição de novos equipamentos, implantação de um projeto paisagístico, recuperação do sistema de climatização, substituição da coberta do equipamento e o redimensionamento e a substituição das calhas. "Gostaria de lembrar que o teatro está fechado desde 2010 e que em 2015, no ano do seu centenário estará fechado”.

A parlamentar fez um alerta à Prefeitura do Recife e aos vereadores sobre a importância dos equipamentos culturais e dos festivais da nossa cidade. “Nossa cidade respira cultura. Ainda no final de semana a Praça do Diário estava lotada por causa do Som Rural, que é um projeto de Roger de Renor que tem ocupado praças da nossa cidade com música e intervenções, movimentando cerca de duas mil pessoas. Tudo isso sem incentivo do município. Quer prova maior que as pessoas da nossa cidade arregaçam as mangas e vão à luta?”

A vereadora disse ainda que a sociedade civil e a classe artística precisam ser ouvidas e consultadas. “Festivais como o Recife de Teatro Nacional foi cancelado sumariamente, o Festival Internacional de Dança do Recife aconteceu em outubro com muita dificuldade. Além disso, o Teatro Barreto Junior está fechado por conta de problemas no ar condicionado. O sistema de incentivo à cultura (SIC) simplesmente foi esquecido e os artistas ficam na dependência quase que exclusiva do Funcultura, de âmbito estadual”.

Isabella de Roldão ressaltou ainda que apesar do avanço da prefeitura a respeito do Teatro do Parque muito ainda precisa ser feito. “O momento de crise está sendo vivenciado em todas as áreas da cultura. É preciso que se discutam as questões culturais da nossa cidade e que elas comecem a ser vistas com mais importância. Por que sempre houve dinheiro para esses festivais e agora não tem mais? Os encantos mil do Recife a maioria são provenientes da cultura do nosso povo. Cabe a nós tomamos providências para proteger os nossos patrimônios materiais e imateriais”.

Para encerrar, a vereadora lembrou que os Maracatus Nação e Rural foram eleitos Patrimônio Cultural do Brasil reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Cultural (IPHAN). “Agora seguimos na torcida para que o Cavalo Marinho também tenha o mesmo reconhecimento”.

 

Em 09.12.2014, às 16h28