Ivan Moraes apresenta emenda a projeto sobre porta de ônibus

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (20) para discutir o projeto de Lei de nº 206/2015, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PSB), que dispõe sobre o funcionamento da abertura da porta dos ônibus dedicadas à plataforma elevatória para pessoas que utilizam cadeiras de rodas. O projeto determina que o acesso deve ser utilizado por outros usuários apenas em terminais de integração. Mas, para Ivan Moraes, que apresentou uma emenda à matéria, outras pessoas com dificuldades de locomoção devem poder usá-lo em horários de grande fluxo de passageiros.

As exceções previstas pela emenda pretende atender gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção que não utilizam cadeiras de rodas. “Quando ando de ônibus, eu percebo a dificuldade de muitas pessoas com deficiência. Também presencio a dificuldade que pessoas idosas ou com crianças de colo têm ao atravessar os ônibus nos horários em que eles se encontram lotados. Sugiro uma emenda para que haja algumas exceções à regra.”

Carlos Gueiros se pronunciou em um aparte e ressaltou que a medida restritiva serve para preservar o equipamento que garante acesso ao transporte público a pessoas que utilizam cadeiras de rodas. “A questão é a pessoa que depende exclusivamente desse equipamento, e que pode ficar parada quando ele não funciona. Eu sou idoso e entendo a preocupação. Mas idosos e gestantes não são usuários cativos de um equipamento como esse. Eles não são dependentes, como os cadeirantes.”

Em 20.03.2017, às 18h30