Ivan Moraes apresenta voto de aplauso à TV Pernambuco

O vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou voto de aplauso, através do requerimento 2395/2019, em favor da TV Pernambuco, que está comemorando 35 anos de criação. “Trata-se de uma televisão pública de qualidade, mas que poucas pessoas a assistem. Ela chegou a ser referência no governo de Miguel Arraes e depois foi sucateada”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (13). A televisão, de acordo com o vereador, produz e veicula conteúdo audiovisual de interesse público em todo o estado, focado na diversidade cultural pernambucana e atualmente integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, liderada pela Empresa Brasil de Comunicação – EBC|TV Brasil.

Ivan Moraes fez uma referência especial aos dirigentes da empresa, Gustavo Almeida (presidente) e Felipe Calheiros (vice-presidente) e lembrou que eles permanecem nos cargos até setembro, quando poderão ser reconduzidos. “A TV Pernambuco tem dificuldades de executar o orçamento, mas eles fazem um trabalho de persistência, para produzir conteúdo, revitalizar a empresa e dar prosseguimento ao processo de digitalização”, reconheceu. Com sede transmissora na cidade de Caruaru, o sinal é ampliado para o interior e região metropolitana do Recife. Em 1988, com uma crise no grupo da TV Jornal, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação vendeu a TV Tropical para o Grupo JCPM através de uma negociação, aonde ouve uma troca de afiliação, a TV Jornal passava a ser afiliada ao SBT enquanto a TV Tropical se afiliava a Rede Bandeirantes. Através do financiamento de Campina Grande para o Noticentro, ouve a mudança da nomenclatura de TV Tropical para TV Pernambuco. Em 1998 o canal passou a pertencer a Diários Associados e, posteriormente, a outros canais. Hoje, pertence ao Governo do Estado de Pernambuco com afiliação da TV Brasil, e seu conteúdo é aliado à cultura e entretenimento, com debates que contribuem para a formação intelectual dos telespectadores e telespectadoras, possuindo programas culturais e educativos, buscando divulgar a cultura pernambucana.

Atualmente está sob a gestão da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), criada em 2013 e que foi fruto da articulação da sociedade civil e dos movimentos que debatem e discutem a comunicação democrática no estado de Pernambuco, que, com o apoio do governo do estado, iniciou, em 2009, o processo de reformulação da TV Pernambuco, a partir da realização de seminários abertos à população e que culminou na nomeação de um Grupo de Trabalho, que se assumiu a gestão provisória da TV.

Ivan Moraes lembrou que o  articulador cultural Roger de Renor, que liderou o grupo, assumiu, na época, a direção de produção e programação. Buscava-se iniciar, com esse processo, uma nova grade de programação que respeitasse os Direitos Humanos, privilegiando a produção local.  Em março de 2018 teve início a campanha de conteúdo colaborativo para a “Virada Digital” da TVPE”, visando receber propostas de conteúdo produzido em Pernambuco para veiculação na emissora. A Virada aconteceu quando foi ligado o transmissor digital da TVPE na sua geradora, canal 12.1 de Caruaru.


Em 13.05.2019, às 16h05.