Ivan Moraes aprova voto de aplauso para professora

Pela unanimidade dos vereadores presentes no plenário, a professora Maria Hosana de Andrade Gueiros, que tem um trabalho de militância em prol da causa da pessoa com deficiência, recebeu voto de aplauso na reunião ordinária desta terça-feira (24). “São mais de 20 anos de luta, com o objetivo de defender o direito à educação das pessoas com deficiência visual”, argumentou o vereador Ivan Moraes (PSOL), que propôs a homenagem. A professora estava presente nas galerias e recebeu o resultado com emoção.

Durante o discurso em que pediu o apoio dos vereadores, Ivan Moraes afirmou que estava homenageando “uma pessoa que luta e que, ao se deparar com a dificuldade, vê nela a oportunidade de aprender mais”. O vereador acrescentou que o Recife está longe de oferecer as condições ideais para que os cidadãos, que têm deficiência, possam “ter acesso aos serviços e condições de ter uma vida plena. Por isso é importante a luta da professora”, disse.

Maria Hosana de Andrade Gueiros, segundo Ivan Morais, é formada em pedagogia, pós-graduada em educação especial, trabalhou na rede estadual de ensino como professora itinerante, com foco no atendimento de estudantes com deficiência visual, pessoas cegas ou com baixa visão. Desde 1997 trabalha na rede municipal de ensino, na Escola Municipal da Iputinga, localizada na Zona Oeste do Recife.

“Durante sua trajetória na rede municipal, ela atendeu diversas pessoas, que puderam contar com o seu profissionalismo e militância. Hosana é mãe de dois rapazes, Rodrigo e Ricardo, ambos com deficiência visual. Quando ela descobriu a condição dos filhos procurou entender mais sobre a cegueira, para poder contribuir no desenvolvimento escolar e de vida de ambos”, defendeu.

Foi a partir dessa necessidade dos filhos que Maria Hosana buscou a formação na educação especial. Durante esses 20 anos de trabalho na rede municipal de ensino, ela conseguiu desenvolver um trabalho de conscientização da comunidade escolar a respeito da pauta da Pessoa com deficiência, levando para Escola Municipal da Iputinga uma das primeiras salas de recursos da rede.


Em 24.09.2019, ás 16h40.