Ivan Moraes cobra ações para moradores em situação de rua

A gestão municipal anunciou o Programa Chegando Junto no qual, segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL), iria inaugurar um abrigo noturno para recolher moradores em situação de rua, bem como três restaurantes a preços bem populares, também para tender essa população. No entanto, o vereador disse na tarde dessa segunda-feira (12), na Câmara do Recife, que até o momento e em meio a um inverno rigoroso, não houve ainda sinalização da execução da ação prometida para acontecer nesse semestre.

Ivan Moraes lembrou que os restaurantes deveriam, inclusive, funcionar com parte da mão de obra da própria população em situação de rua. “Eles ganhariam emprego e ainda poderiam usufruir da alimentação e do abrigo noturno”. O vereador disse também que pelos cálculos da gestão existem cerca de mil pessoas em situação de rua no Recife. “Nós somos um poder fiscalizatório  e temos obrigação de cobrar da gestão as promessas feitas, em especial quando se trata de uma população bastante vulnerável”.

De acordo com o parlamentar a população em situação de rua está ficando inquieta pela incerteza e a inquietação é traduzida por diversas entidades que trabalham junto a esse público, como a Pastoral de Rua."O alerta feito é que, quando chove muito, os voluntários que distribuem comida nas ruas não saem de casa, e aí as pessoas ficam sem comida. Pesquisas feitas mostram que os moradores em situação de rua são diversos, mas todos demandam direitos".

Ivan Moraes reclamou também que em dias de muita chuva os moradores se abrigam nas marquises, mas a Guarda Municipal está orientada a retirar todos desses locais, o que ele entende não ser um ato humanitário. “Há muitas entidades fazendo esse trabalho como o Consultório de Rua, a Tenda da Cidadania entre outros. O movimento Povo de Rua está indo a Brasília para realizar ato pelas pessoas em situação de rua que a cada dia cresce mais”.


Em 12.08.2019 às 17h42