Ivan Moraes critica falta de vagas nas creches municipais

A falta de vagas nas creches da Rede Municipal do Ensino do Recife foi abordada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 2. “São mais de 63 mil crianças com menos de três anos de idade que não têm acesso à creche por um único motivo: faltam vagas”, denunciou. Ele lembrou que isso ocorre em contraposição à Lei Federal 9.394/96, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, que, no artigo 29, estabelece a necessidade da educação infantil até os cinco anos, na primeira etapa da educação básica.

“A gente sabe que, dependendo do bairro ou da comunidade, faltam vagas não só nas creches mas também na pré-escola e em muitas séries do ensino fundamental, do primário e do ginasial”, criticou. Segundo Ivan Moraes, no caso específico das creches, faltam vagas em todo o Recife. Ele garantiu que das 81 mil crianças recifenses com menos de 3 anos, somente 18 mil estão matriculadas em creches, “sendo que apenas pouco mais de 7 mil delas estão nas 58 creches da Rede Municipal e nas 25 creches comunitárias conveniadas com a Prefeitura”.

Ele aproveitou para denunciar também a falta de profissionais nas creches, sobretudo os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e disse que viu de perto a situação precária do funcionamento de várias delas. “Fomos ver de perto, numa blitz, a situação da Creche Sementinha do Skylab, na Iputinga. Dialogamos com o movimento de mulheres e propusemos emendas ao Orçamento Municipal de 2018 para garantir mais recursos para ampliar a rede de creches”, afirmou.

 

 

Em 02.04.2018, às 16h27.