Ivan Moraes tece críticas ao Prefeito

Nesta segunda-feira (6), a Câmara do Recife realizou a primeira reunião plenária da 17ª Legislatura, que é composta pelos parlamentares eleitos no pleito municipal de 2016. O vereador Ivan Moraes (PSOL) inaugurou, no pequeno expediente, os discursos feitos na tribuna da Casa de José Mariano. Após tomar a palavra, ele criticou a postura do Prefeito Geraldo Julio durante a solenidade – ocorrida no dia 1º de fevereiro – que instalou a primeira das oito sessões legislativas do período 2017-2020.

De acordo com o parlamentar, o chefe do Executivo deveria ter permanecido no plenário durante os discursos proferidos pelas bancadas de oposição e de governo. “Ele chegou depois das lideranças falarem. Não ouviu a oposição e nem a sua líder.”

Para o vereador, o discurso do Prefeito deveria ter focado nas realizações e nas falhas do Executivo ocorridas em 2016 de acordo com o que estava previsto no Plano Plurianual.  “Ele deveria prestar conta do que foi feito no ano de 2016. O que foi feito na reunião solene não foi uma prestação de contas, mas um discurso de campanha. Ele deveria ter dado conta do que foi feito e do que não foi feito naquele ano.”

No grande expediente – parte da reunião plenária voltada para discursos mais longos – a vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo na Câmara, fez uma defesa do Prefeito Geraldo Julio e frisou que o balanço das ações da sua gestão é encaminhado aos gabinetes no mês de março. A parlamentar disse ainda que o objetivo do discurso do Prefeito no dia 1º de fevereiro era analisar a conjuntura do governo. “O balanço de gestão é entregue a todos os gabinetes e Vossa Excelência poderá conferir em março. O discurso do Prefeito Geraldo Julio nesta Casa foi feito de forma respeitosa. O motivo da ocasião legislativa foi remeter uma mensagem, fazer uma análise da conjuntura.”

Em 06.02.2017, às 17h31