Ivan Moraes critica remoção de famílias da Comunidade do Pocotó

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas à Prefeitura do Recife que na madrugada de 30 para 31 de agosto, através da Guarda Municipal e de funcionários da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, removeu 12 famílias que moravam na Comunidade do Pocotó, em Boa Viagem. “Os funcionários da Prefeitura chegaram e derrubaram os barracos a marretadas, sem que as famíias fossem comunicadas com antecedência. Elas ficaram desabrigadas e não tiveram sequer o acompanhamento da assistência social do município”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira, 3.

Para Ivan Moraes, a Prefeitura do Recife desrespeitou um acordo público que havia firmado com a comunidade no dia nove de agosto, durante reunião realizada na sede da Prefeitura. “O compromisso firmado foi o de avisar aos moradores 48 horas antes de a remoção ser feita. A remoção seria em cumprimento a ação judicial demolitória. Esse compromisso ficou registrado em ata. Mesmo assim, isso não ocorreu. Esta é uma gestão de não cumpre compromissos”, disse o vereador.

A ata da reunião do dia nove foi lida em plenário pelo vereador. “A reunião foi fruto de uma negociação aberta a partir da Jornada de Luta pela Moradia no Recife, do MTST Brasil, reunião que teve como objetivo a discussão das pautas apresentadas pelo movimento. As demandas envolviam encaminhamentos de referência à comunidade do Pocotó e as ocupações Carolina de Jesus, Sítio dos Pescadores e Marielle Franco”, observou Ivan Moraes. A ata, cuja cópia foi distribuída por Ivan Moares, está assinada pelo secretário -executivo de Governo, Sérgio Campello.

Em 03.09.2018, às 16h14