Ivan Moraes denuncia fiscais de ambulantes

Ao repercutir denúncias do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal (Sintraci), o vereador Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que os fiscais da Prefeitura do Recife portam algemas e agem com truculência contra os trabalhadores informais que atuam em alguns pontos do centro da cidade. Segundo ele disse nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal, esses trabalhadores informais se encontram sem cadastro por falta de transparência da gestão. “Muitos deles tentam se inscrever, mas não conseguem informações necessárias. Não sabemos por que esse cadastro não está disponível no site da PCR, de forma simples e acessível a todos”.

O vereador relatou que ontem (3) os fiscais realizaram uma operação de controle urbano na Rua Direita, confiscando mercadorias diversas totalizando, segundo o Sintraci, cerca de 100 homens e mulheres, ocasionando um protesto. “Os ambulantes querem abrir um canal de negociação. Eles questionam como é feito o cadastro. As regras e as normas de atuação não são conhecidas.”

No parte, Rinaldo Júnior (PRB) criticou a forma como a cidade se encontra diante do problema e espera melhorias para a questão do comércio informal. "Em 2015 acompanhei promessas feitas pela gestão sobre a criação do shopping popular na Conde da Boa Vista, e até hoje não foi realizado".  O vereador acha que o novo centro de compras seria a solução e frisou que não cabe intimidar trabalhadores do comércio informal. "Há 20 dias, ambulantes foram retirados da feira de Afogados de forma truculenta”.

Em 04.04.2018 às 16h38.