Ivan Moraes destaca direitos das crianças e adolescentes

O pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL) na tarde desta quarta-feira, 22, foi destinado às crianças e jovens que fazem parte da ONG Em Cena Arte e Cidadania, e que acompanharam das galerias a reunião plenária. A ONG funciona há 18 anos oferecendo aulas de teatro, dança e música. “Essa é uma das tantas organizações que temos no Recife que sabem que a criança não é o futuro do nosso país. A criança é o presente. São as pessoas que hoje são sujeitos de direito, que estão em fase de construção e precisam de proteção”.

O vereador falou sobre os direitos das crianças, independente da formação familiar de cada uma. “Hoje, em 2017, temos diversas configurações familiares, que temos a oportunidade de conhecer todos os dias. Tenho certeza que das crianças que nos visitam hoje, algumas vivem apenas com a mãe, outras apenas com o pai, algumas convivem com um casal homoafetivo. Isso não impede de maneira nenhuma o desenvolvimento delas. Muito pelo contrário. A presença de uma família, seja lá qual for a formação - desde que as ame, cuide,  dê educação, confiança, carinho e amor - é o suficiente para aquilo que as crianças precisam”.

Ele ressaltou que criança e adolescente são prioridades absolutas e a proteção delas é prevista por lei, no Estatuto da Criança e do Adolescente. “É tarefa das famílias, da sociedade e do Estado garantir essa proteção absoluta, seja quem for essa criança, seja lá quem forem os pais ou as mães. Todas têm os mesmos direitos. É para lutar pelos direitos delas que estamos aqui”.

Ivan Moraes aproveitou para apresentar algumas demandas do grupo, como a criação de mais espaços de esporte e lazer para crianças nas comunidades e uma atenção especial às pessoas moradoras de rua. “A gente teve aqui a noção muito clara de que quando tem mais gente interessada lutando, quanto mais gente participa da política boa, do debate e da construção, maiores são as chances de obter êxito”.

Em 22.11.2017, às 17h22