Ivan Moraes destaca problemas enfrentados por jornalistas

“Desde fevereiro venho denunciando a falta de respeito dos jornais locais com seus jornalistas, casos como atrasos no pagamento de salários e falta de infraestrutura adequada. Fomos informados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) que a proposta do patronato é de 1.7% de aumento, quando tivemos no último ano uma inflação de mais de 5%, quase 7%”, relatou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (27).

De acordo com o parlamentar, muitos profissionais chegam a ficar sem dinheiro para pagar a passagem de ônibus até o trabalho. "Situações como essa têm impulsionado protestos, como o que ocorreu em frente ao prédio do Diário de Pernambuco, onde jornalistas reivindicaram o pagamento de seus salários. Os atrasos da Folha de Pernambuco e do Diário fizeram com que o sindicato acionasse o Ministério Público do Trabalho para mediar a situação”.

Ivan Moraes contou que é comum acompanhar o manifesto de muitas categorias e a luta por melhores condições de trabalho, mas os jornalistas não têm suas reivindicações mostradas na mídia. “No jornalismo é rigorosamente o contrário, quanto maior a luta para garantir os direitos que se tem, como todo trabalhador, menos sabemos o que está acontecendo. Ainda sobre o pagamento dos salários, o único que tem cumprido prazos é o Jornal do Commercio, mas mesmo assim, não está livre de críticas”.

O vereador ainda falou sobre o funcionamento de muitos veículos de comunicação quanto às diversas funções atribuídas aos jornalistas, contrariando a precisão do trabalho a ser exercido. “A pessoa é contratada como repórter do jornal, ela precisa sair para a rua e fazer uma matéria, um vídeo para a TV e uma foto para o site. O profissional é contratado por uma empresa e acaba sendo obrigado a trabalhar para mais de um CNPJ”.

Em 27.09.2017, às 17h27