Ivan Moraes fala sobre efetivação da Rádio Frei Caneca

Atualmente o canal de transmissão da Rádio Frei Caneca está à disposição do poder público municipal, porém, sua implantação ainda não aconteceu. Na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a necessidade de proporcionar estrutura e equipe para o veículo de comunicação fazendo uso adequado do dinheiro público. “Conquistamos um canal, mas falta conquistar uma rádio. Porém, para que funcione é necessário equipamentos, programação, equipe e portanto, precisa-se de dinheiro”.

Segundo o parlamentar, durante anos a prefeitura alegava que o problema em torno da não efetivação da Rádio era decorrente de questões financeiras. “Na última audiência pública que tratou sobre a Frei Caneca, o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, nos disse quanto era preciso para que isso acontecesse. De imediato é necessário de quase trezentos mil reais e para que ela funcione durante um ano com a participação social, com jornalismo, com debates e com música também, é necessário um orçamento entre dois milhões e meio e três milhões de reais por ano”.

O vereador ainda contou que há dois o deputado Edilson Silva (PSOL) encaminhou uma emenda obrigatória para a implementação da Rádio Frei Caneca dentro do orçamento anual do Estado.  “Na época o valor era em torno de duzentos mil reais, algo que se aproxima da quantia atual determinada pelo presidente da Fundação de Cultura. O governo fez o seu papel colocando o dinheiro no orçamento do ano passado, mas a prefeitura não foi buscar esses recursos".

Para Ivan Moraes, é como se o dinheiro não estivesse mais disponível. “A prefeitura precisa se organizar com o governo, fazer um crédito suplementar para este ano e ir atrás desse recurso do ano passado. Mas para isso é preciso que a atual gestão queira e vá em busca disso. Se a Fundação de Cultura precisa de três milhões de reais para a Frei Caneca funcionar plenamente durante um ano e diz não ter esse valor, causa estranheza o orçamento de dez milhões de reais usado pela prefeitura para gastar com publicidade em 2017”.

Em 29.05.2017, às