Ivan Moraes faz balanço de seu primeiro ano de mandato
Segundo o parlamentar, seu mandato procurou funcionar como “mandato-veículo” para as pautas da sociedade. “Foi uma experiência muito nova, de muito aprendizado. Não é fácil entrar em um poder tendo tido muito pouca experiência política formal. Minha militância vem dos movimentos sociais. Minha construção política vem das organizações da sociedade civil e são elas que eu represento. Tenho feito um mandato que pretende ser uma porta aberta, na institucionalidade, para os grupos, coletivos, redes, articulações, organizações e movimentos que estão na luta por uma sociedade mais justa propondo políticas públicas e tentando incidir sobre elas.”
Ivan Moraes teceu agradecimentos aos colegas vereadores e vereadoras, aos servidores da Casa e, especialmente, aos componentes de seu gabinete. O parlamentar também mencionou os números que formam o balanço de sua atuação em 2017. De acordo com ele, foram realizadas por seu mandato 15 audiências públicas e oito reuniões públicas. Ivan Moraes disse ter elaborado 88 requerimentos, 22 pedidos de informação ao Executivo e 14 votos de aplauso. Ele propôs 12 projetos de lei, dois dos quais foram aprovados pela Casa neste ano.
O vereador afirmou ter apresentado 101 emendas à Lei Orgânica em sua primeira fase de revisão. Na tribuna, Ivan Moraes repercutiu a realização, por seu mandato, de 30 oficinas para 64 entidades que teriam resultado em 100 propostas de emendas ao Plano Plurianual e à Lei Orçamentária Anual. Em relação à participação social e à prestação de contas, o parlamentar lembrou sua atuação nas redes sociais e disse ter realizado 100 encontros com grupos territoriais e 64 com grupos temáticos. Ivan Moraes comentou ainda ter realizado 116 prestações de conta em ônibus da cidade.
Em um aparte, o vereador André Régis (PSDB) fez elogios e comentários à atuação do colega. “A partir do balanço de seu primeiro ano, tenho certeza de que Vossa Excelência é um dos grandes talentos desta Casa, pela sua dedicação e comprometimento com seus ideais. Não concordamos em tudo, mas sei que tudo que Vossa Excelência defende é por convicção. Sua presença aqui é muito significativa e traz a representação de muitas pessoas.”
Em 19.12.2017, às 18h28