Ivan Moraes lê texto do Setorial de Mulheres Feministas do seu mandato
“Elas são 52% da população, mas só ocupam 10% das vagas no parlamento. Apenas 16 mulheres ocuparam o cargo de vereadora do Recife em toda história da Câmara Municipal. Hoje, das 39 pessoas que se dedicam à vereança, apenas seis são mulheres. Atualmente, todos os 23 ministérios do Governo Federal são comandados por homens”. Esses foram alguns dados citados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária da tarde desta quarta-feira (4). Na ocasião, o parlamentar leu um texto redigido pelo Setorial de Mulheres Feministas do seu mandato.
De acordo com Ivan Moraes, dos 35 partidos que disputaram as eleições de 2016, 33 deles tiveram candidatas que não receberam nenhum voto. Nas Câmaras Municipais do país, a cada oito representantes eleitos, sete são homens e apenas uma é mulher, disse o vereador.
O parlamentar também contou que o Brasil ocupa a posição 154 de um ranking mundial com 193 países sobre a representação feminina nos parlamentos. Ele ainda destacou o número de candidatas não votadas nas últimas eleições municipais de 2016, que somaram 18 mil. “As mulheres estão na luta por políticas específicas para que, de fato, possam conseguir justiça social e o fim da opressão de gênero”.
Em 04.04.2018, às 16h18