Ivan Moraes leu manifesto contra racismo

No dia em que se celebra a Consciência Negra, o vereador Ivan Moraes (PSOL) leu na Câmara de Recife, 20, manifesto produzido pelo Coletivo Negro, que faz do mandato dele. Salientou que faz parte de um mandato antirracista, mas que só quem é negro sabe o é que o preconceito. “Faço parte de uma camada social que recebeu tudo nas mãos. E no entanto, cerca de 54% da população brasileira, que é negra, não está representada nas diversas instituições de nosso País. Tem mais, 70% da população carcerária é negra”.

Ivan Moraes fez questão de frisar que faz parte da sociedade desigual, onde poucos têm muitos, e muitos quase nada. Segundo ele, racismo é uma questão social. Por isso, nesse Dia da Consciência Negra, o coletivo Negro que integra o mandato dele, elaborou o manifesto que o vereador leu no plenário da Casa de José Mariano. “O Coletivo Negro criou uma série de ações para lembrar a passagem desse dia de luta contra o racismo”.

Ivan Moraes lamentou o incidente ocorrido no domingo 19, durante a MIMO em Olinda, quando se criou uma roda de Coco e a polícia desfez com violência usando spray de pimenta, bomba de gás e cassetetes. Pior ainda. A PM alegou que um indivíduo lançou uma garrafa contra os policiais, ao que o vereador argumentou que bastava retirar o indivíduo que por ventura tenha atacado a PM e não todas as pessoas que ali estavam.

 

Em 20.11.2017 às 16h47.