Ivan Moraes propõe incentivo para campanhas contra o machismo

Após o recesso parlamentar, no próximo mês, será encaminhado para as comissões fixas da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 400/2017, do vereador Ivan Moraes (PSol), que estabelece percentual mínimo de 20% do total de recursos destinados nas Leis Orçamentárias Anuais à publicidade e propaganda a ser aplicado em campanhas contra o machismo.

O projeto de lei será enviado para análise das comissões de Finanças e Orçamento; de Direitos Humanos e Cidadania e de Legislação e Justiça. A proposta diz que as campanhas contra o machismo serão baseadas na legislação de defesa da mulher existente nos âmbitos federal, estadual e municipal e serão voltadas para a conscientização a respeito dos direitos da mulher, do combate à violência e ao assédio, e da importância da construção da igualdade.

O projeto de lei do vereador Ivan Moraes foi inspirado em outro, que teve como autora a vereadora do município de São Paulo, Sâmia Bomfim (PSol). “Hoje em dia, infelizmente, a mulher quase sempre é retratada, em campanhas publicitárias diversas, de forma submissa ou objetificada”, argumentou Moraes. Segundo a pesquisa “Representações das mulheres nas propagandas na TV”, em parceria com o Data Popular, 84% de entrevistados (homens e mulheres de todo o país) reconhecem que o corpo da mulher é usado para venda de produtos; e 58% entendem que as propagandas na TV mostram a mulher como objeto sexual .

“A reprodução dessa lógica machista na televisão, no rádio e nos grandes meios de difusão contribui para que milhões de mulheres sigam enfrentando, em seu dia a dia, uma grave realidade de opressão, assédio, violência e desigualdade”, acrescentou o vereador. Ele acredita que a publicidade impulsionada pelo poder público deva reverter esta lógica, sendo voltada para a conscientização sobre direitos, para a promoção da igualdade e, por essa via, para o combate do machismo.

 

Em 23.01.2018, ás 10h.