Ivan Moraes quer celebrar 70 anos do Nakba

Para lembrar a passagem dos 70 anos do Nakba, conhecido como êxodo palestino de 1948, quando árabes-palestinos foram expulsos ou fugiram de seus lares, segundo dados da ONU, em razão da guerra civil, dando início à questão dos refugiados da Palestina, o vereador Ivan Moraes (PSOL), requereu na Câmara do Recife, nesta terça-feira (11), o Plenarinho da Casa para se reunir com membros da Aliança Palestina, uma entidade que mobiliza recursos para ajudar a causa.

Ivan Moraes fez questão de frisar que o requerimento para realização dessa atividade não é uma declaração de guerra ao Estado de Israel, lembrando que na Casa já foram feitas homenagens a Israel em diversas ocasiões. “Este ano o mundo celebra 70 anos de diversos acontecimentos importantes tais como o fim da segunda Guerra Mundial, criação do Estado de Israel, Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Nakba”.

Mas o vereador Carlos Gueiros (PSB), embora entenda a solicitação do colega Ivan Moraes como um pedido individual do vereador, teme que o mesmo seja confundido como uma solicitação da Casa Legislativa, e por essa razão solicitou a votação nominal, que exige pelo menos 19 votos dos presentes. A votação foi realizada e o requerimento aprovado com 16 votos sim e três abstenções, atingindo o quorum regimental.

O vereador André Régis (PSDB) justificou o voto sim, alegando quer o colega Ivan Moraes havia deixado claro que não se tratava de um ato co0ntra Israel, mas  favor do povo palestino. “O Nakba pode ser entendido como um processo de partilha, iniciado com a retirada dos ingleses ao final do Império Otomano, sendo um evento de busca pela paz, preceito de nossa Constituição, de buscar a paz pelo entendimento. A comunidade palestina em Recife é volumosa e presta relevantes serviços à cidade”.

Em 11.12.2018 às 17h08.