Ivan Moraes repercute audiência pública sobre mortalidade materna

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a audiência pública que realizou no turno da manhã para debater a mortalidade materna e a situação das maternidades públicas da capital pernambucana. “Foi um debate importante, pois este não é um problema recente, mas agora os índices estão alarmantes e é preciso que as providências sejam tomadas”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (13). Segundo o vereador, a Organização Mundial de Saúde (OMS) entende as ocorrências de mortes maternas são “aceitável” quando atingem até 35 em cada 100 mil partos. Mas, no Recife, esse índice tem chegado a até 90 mortes em cada 100 mil.

Ivan Moraes informou que realizou a audiência pública atendendo a uma solicitação de diversos grupos que lidam com a questão da mulher. “Elas me procuraram e o meu mandato entendeu que se faz necessário encampar essa discussão. É tanto que voltaremos ao tema em maio do próximo ano, quando realizaremos uma segunda audiência pública, desta vez para saber se os encaminhamentos que tiramos nesta estão sendo cumpridos e se eles atendem aos objetivos de reduzir a mortalidade materna”, afirmou.

O vereador agradeceu à presença dos participantes da audiência pública e citou o secretário de Saúde, Jailson Correia, que ficou durante todo o debate. “Também agradeço à promotora Helena Capela e as representantes do movimento social, Sandra e Cristina Nascimento”. Segundo Ivan Moraes, alguns encaminhamentos foram apresentados durante a audiência pública como: melhoria de infraestrutura das maternidades com reserva de espaço privativo nas salas de parto, inclusão do Hospital da Mulher na rede pública de maternidades, realização de debates sobre óbitos nos locais onde eles ocorrem, entre outros.

Em 13.11.2018, às 16h50.