Ivan Moraes repercute Audiência Pública sobre Plano Diretor

Ao repercutir a realização de audiência pública solicitada pela Articulação Recife de Luta para discutir a participação popular nos debates sobre o Plano Diretor do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL), ressaltou a importância da presença da sociedade nos debates e reclamou que a escuta que a Prefeitura está fazendo é mínima.

Ele pontuou que a Prefeitura do Recife estabeleceu  quatro meses de debates ouvindo as seis RPAs. Lembrou que só a do Pina, que vai até o Ibura, tem 400 mil habitantes envolvidos. “Enquanto isso em outras cidades as discussões levaram pelo menos dezoito meses”.

Para ele a participação popular é importante para a dinâmica da cidade, pois é o Plano Diretor quem estabelece zonas ambientais, zonas especiais, o que exige ampla participação da sociedade, mas o que se tem visto é um profundo desinteresse da PCR sobre o que vamos definir para a cidade. “A escuta da Prefeitura durou quatro meses com uma eleição complicada no meio. Querem que esta Casa aprove ainda este ano o Plano Diretor, mas é impossível pois o Regimento Interno não permite, só no próximo ano”.

A proposta do vereador é que se amplie o prazo de discussões uma vez que a votação não poderá se dar este ano. “Precisamos levar as irregularidades  nas discussões ao conhecimento do BIRD (Banco Interamericano de Desenvolvimento)”.

 

Em 21.11.2018 às 19h42.