Ivan Moraes repercute audiência sobre o Teatro do Parque

Ao ocupar a tribuna, o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de registrar que esta terça-feira, 29, é o Dia Municipal da Visibilidade Lésbica. Em seguida, repercutiu a audiência pública promovida por ele na semana passada sobre o Teatro do Parque. “Esta foi a décima audiência que promovemos em nosso mandato e contamos com o maior número de vereadores do Recife, durante o evento”, disse o parlamentar. Ele ressaltou em seguida a participação da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do gabinete de Projetos Especiais.

Segundo  Ivan Moraes, o fato do Teatro completar 102 de portas fechadas, com obras inacabadas, se deve à “inércia da gestão. No começo a prefeitura fazia as medições e os pagamentos após cada medição. Quando deixou de pagar, os trabalhos foram suspensos”. Mas ele também lembrou que um novo edital já foi apresentado pela gestão, se comprometendo a retomar as obras este ano, com a conclusão prevista para junho de 2019. Ressaltou ainda que foi estabelecido na audiência, a formação de uma comissão constituída por representantes dos Conselhos municipal e estadual de Cultura, além de artistas, para visitar mensalmente as obras do Teatro do Parque.

O vereador André Régis lembrou que a reabertura do Teatro do Parque, foi um assunto bastante discutido por ele e outros parlamentares no mandato passado.  “A gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) deixou o espaço em ruínas e quatro anos depois, as ruínas continuam lá. Se a atual gestão estabelece  data para a entrega do espaço, tem a obrigação de cumprir”.  Ele também criticou as obras inacabadas do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) há cinco anos.

Jairo Brito (PT) por sua vez rebateu as críticas ao seu partido, afirmando que “não se pode comparar as ações na cultura, com o que foi feito pelo PT”.  No entanto, a líder do governo na Câmara, vereadora Aline Mariano (PMDB),  concordou com André Régis e disse que a gestão Geraldo Julio  encontrou apenas a parte estrutural do espaço, “Reconhecemos o atraso nas obras, mas várias serviços estão em conclusão. Tanto o Parque quanto o Geraldão serão concluídos sim. O Parque representa a história do Recife”. Ela concluiu, solicitando  ser incluída na comissão que fará visitas mensais às obras do Teatro do Parque.

Em 29.08.2017, às 18h40