Ivan Moraes repercute audiência sobre plano para Vila Naval

Na manhã desta terça-feira (22), uma audiência promovida pela Prefeitura do Recife mobilizou no Ginásio Pernambucano da avenida Cruz Cabugá cerca de 400 pessoas em uma discussão sobre o plano específico de construção Santo Amaro Norte, voltado para as áreas da Vila Naval e Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Santo Amaro. Na tarde do mesmo dia, o vereador Ivan Moraes (PSOL), que participou do evento, levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano.

Mesmo pedindo mais atenção à questão da moradia popular, Ivan Moraes disse que o plano atual possui qualidades, como a presença de áreas verdes e o emprego da chamada outorga onerosa, que obriga que os recursos de compensação envolvidos nas obras sejam utilizados na própria área. O parlamentar teceu alguns elogios à Prefeitura quanto ao debate, mas destacou a necessidade de uma maior participação na formulação do plano. “A Prefeitura não pode mais dizer que quer de um jeito e então perguntar o que a população acha. Ela deve perguntar o que a população quer. Foi um primeiro passo importante, mas que precisa dar seguimento a um ciclo de diálogos com pessoas que querem pensar um modelo diferente de cidade. Eu ficarei mais à vontade de votar esse projeto na Câmara caso ele seja resultado de uma consulta popular e, principalmente, se a população de Santo Amaro se sentir confortável com ele.”

Vice-líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Eriberto Rafael (PTC) ressaltou que, com a audiência, o Executivo municipal demonstrou sua vontade de ouvir a população. Ele também comentou que o debate vai se estender até a Casa de José Mariano. “É uma prova clara de que a Prefeitura quer abrir esse diálogo. Com certeza ele vai existir muito fortemente aqui na Câmara, quando os vereadores poderão ouvir a sociedade. É óbvio que é muito importante que haja uma escuta maior e que sejam realizadas mais reuniões. Nós teremos um papel de trazer contribuições da sociedade que representamos.”

O vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente da Comissão de Planejamento e Obras da Câmara, também esteve na audiência desta manhã e teceu comentários sobre a atmosfera de debate do evento. De acordo com ele, o plano específico promete levar prosperidade a Santo Amaro. “Vimos pessoas se expressando: moradores, lideranças comunitárias, líderes de movimentos sociais. O plano vai ser votado aqui e nós teremos a responsabilidade de tirar desta Casa um projeto que vai modificar toda aquela área da Vila Naval. É um passo importante para a cidade do Recife, principalmente porque vai trazer emprego e renda para toda aquela região.”

Em um aparte, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) também fez uma avaliação da audiência publica e das perspectivas para o plano. De acordo com ele, é necessário privilegiar as necessidades da população local sobre os interesses empresariais. “Sou filho da comunidade de Santo Amaro. Tenho algumas críticas ao projeto, mas parabenizei a Prefeitura por ter aberto esse diálogo. É assim que tem que ser. Estamos falando de vidas. Se o Estelita, que não tinha moradores, foi difícil, imagine como vai ser em um dos bairros mais populosos do Recife. Antes de entregar aquelas terras ao mercado imobiliário, temos que pensar em um projeto que beneficie a população.”

Em 22.08.2017, às 17h47