Ivan Moraes repercute audiência sobre política de drogas

Na manhã desta terça-feira (13), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), uma audiência pública para discutir a política sobre drogas da capital pernambucana. Na tarde do mesmo dia, o parlamentar ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para repercutir o assunto.

Ivan Moraes ressaltou que a audiência havia sido solicitada pelo Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco. Em seu discurso, ele questionou a decisão, por parte dos governos, de proibir o uso de drogas. “O uso de drogas das mais variadas origens faz parte da condição do ser humano. O mundo, especialmente a partir do século passado, foi proibindo as drogas por muitos motivos. O principal deles é exercer controle sobre determinadas camadas da população. Há uma pretensa ideia de que, sendo proibido, as pessoas vão deixar de usar essas drogas. Uma política de sucesso foi a antitabagista, que reprimiu as campanhas de cigarros e fez ações educativas.”

O vereador lembrou que o Legislativo municipal não tem poder para decidir sobre a proibição ou não das drogas – mas pode debater as políticas para o setor estabelecidas pela Prefeitura. Segundo ele, existe um orçamento de R$ 4,5 milhões que precisam ser executados para prestar auxílio aos usuários e dependentes químicos. “Não é da alçada desta Casa debater a descriminalização das drogas, mas podemos discutir os cuidados sobre as pessoas que, dentro desse ambiente de proibição, estão tendo suas vidas prejudicadas pelo uso abusivo. E a Prefeitura ainda não está conseguindo implementar políticas eficazes de redução de danos e de cuidados.”

Em 13.06.2017, às 16h35