Ivan Moraes repercute realização de evento sobre ciclomobilidade

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (6) para falar da realização de um evento que promete discutir a mobilidade por bicicleta e as políticas públicas de incentivo ao uso desse veículo no cotidiano. Trata-se do Bicicultura, encontro nacional de cicloativismo e mobilidade que acontece no Recife entre os dias 7 e 10 de setembro.

Em seu discurso, Ivan Moraes destacou que o Bicicultura é uma iniciativa da sociedade civil. De acordo com o parlamentar, a edição anterior do encontro – que aconteceu em São Paulo – reuniu mais de dez mil pessoas. “O evento é realizado com o apoio da própria sociedade, por meio de crowdfunding. Esses cicloativistas têm se reunido intensamente e feito um trabalho muito interessante na capital. Eles têm debatido e lutado por políticas públicas que deveriam garantir a segurança e o acesso às ruas de quem tem a bicicleta como meio de transporte.”

O vereador disse que, por sua geografia, a capital pernambucana tem vantagens para o uso de bicicleta que não são aproveitadas pela falta de segurança e intervenções do poder público. Ivan Moraes comentou ainda uma situação de descrença entre os ativistas em relação à gestão municipal. “O Recife, embora tenha uma área relevante de morros, tem uma parte significativa que é plana e convida as pessoas a utilizarem a bicicleta. Mas ela muitas vezes não é usada por falta de segurança, por falta de ciclofaixas e por falta de um Plano Diretor Cicloviário que já deveria estar prevalecendo. Tivemos a infelicidade de saber que os organizadores e organizadoras desse evento não convidaram ninguém das gestões municipal e estadual, por acreditarem que os gestores não têm nada de novo a dizer. As pessoas que lutam pelas políticas de mobilidade estão bastante insatisfeitas com o poder público.”

Vice-líder do governo na Câmara, o vereador Wanderson Florêncio lamentou o que disse ser uma falta de reconhecimento das ações da Prefeitura e do Estado na área. “Há três, quatro anos, ninguém discutia com tanta efetividade a questão da bicicleta como é feito hoje. Temos agora uma rede não só de ciclofaixas mas também de ciclovias na nossa cidade, e não há mais nenhum equipamento público no Recife que tenha a ver com transporte que não pense a ciclovia. A Via Mangue era um projeto que não tinha ciclovia e que passou a ter com o novo governo. Temos a ciclovia Camilo Simões, a ciclofaixa de turismo e lazer aos domingos. Vou além, para a questão estadual. Fui ao DETRAN e sabemos que, hoje, para tirar a carteira de motorista, existe o teste com a bicicleta.”

Em 06.09.2017, às 17h29