Ivan Moraes ressalta democratização nos meios de comunicação

O artigo quinto da Constituição brasileira relativo à Comunicação Social foi citado durante o pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL). O parlamentar enalteceu, na tribuna desta quarta-feira (17), que os meios de comunicação “não podem ser oligopólios, nem monopólios. Muitos aqui na Casa não concordam que canais estejam nas mãos de políticos. Deputados e deputadas brasileiros são proprietários de radiodifusão como, por exemplo, Tasso Jereissati”.

De acordo com Ivan Moraes, a discussão sobre democratização e diversidades nos meio de comunicação “não é uma pauta exclusivamente da esquerda, mas de todas as vertentes. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem regras bem negritadas que afetam a propriedade dos meios de comunicação, garantindo a pluralidade das informações. E é isso que a gente luta”.

Outro assunto citado pelo vereador Ivan Moraes, e que se relaciona à democracia, segundo ele, são os referendos e plebiscitos. “Muito utilizados na Europa Ocidental, como Suíça, França e Alemanha. Há vários  conselhos da sociedade civil onde a população é consultada e não sei o motivo do Brasil não poder se tornar um país democrático. Já passou do tempo em que os jornalistas não têm condições de escrever o que querem porque sofrem censura. E os canais de comunicação não podem ser utilizados para renovar mandatos políticos. Acho que discussão precisa ser feita com respeito à verdade, ao que está escrito. A classe política não pode distorcer a verdade”.

No aparte, o vereador Jairo Britto (PT) concordou com o discurso de Ivan Moraes e relembrou a fala do vereador André Régis (PSDB) sobre instâncias jurídicas. “Vereador Ivan Moraes, parabéns pelas palavras e acho que a pluralidade e diversidade devem prevalecer nos meios de comunicação. Mas ao mesmo tempo, lamento o discurso do vereador André Régis quando se fala nos políticos condenados nas operações policiais. Os da Lava Jato, ele cita todos, mas não se fala em Eduardo Azeredo, do PSDB, no caso do mensalão tucano”.

Ao ser citado na fala de Jairo Britto, o vereador André Régis respondeu que concorda com a fala do senador cearense Cid Gomes “que criticou o PT cobrando desculpas do partido por erros do passado. Parece que ninguém do Partido dos Trabalhadores aprendeu. É preciso que haja um espaço para uma devida reflexão do PT. Enquanto não fizerem a autocrítica e não colocar-se no campo da democracia, não teremos uma democracia segura”.

Em 17.10.2018 às 12h18.