Ivan Moraes ressalta importância da luta antimanicomial

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (22), para ressaltar a importância da luta antimanicomial. Ele defendeu a efetivação de políticas públicas para as pessoas que sofrem de transtornos mentais e a disponibilização de atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o parlamentar, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma ferramenta que auxilia o atendimento de pessoas que recorrem ao serviço, mas que precisa de melhorias e mais atenção do poder público. “Na última sexta-feira, um ato marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e percorreu o centro do Recife. Além de pessoas comuns também participaram profissionais dos CAPS que denunciaram a Prefeitura e o sucateamento desses lugares”, salientou o parlamentar.

Ivan Moraes também abordou o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas, instituições privadas que acolhem pessoas com diversos tipos de transtornos. O vereador contou que esses lugares são regidos por instituições religiosas e também recebem apoio financeiro do poder público. Ele acredita que o trabalho das comunidades é importante, mas não pode substituir organizações voltadas para a saúde pública, como o SUS. “As instituições regulamentadas e ligadas ao Ministério da Saúde recebem recursos, mas não são fiscalizadas, não há averiguação quanto à funcionalidade desses lugares. O Governo Federal destinou R$ 240 mil para as comunidades terapêuticas, mas elas não são um equipamento de ordem pública”.

Em 22.05.2018, às 17h33