Ivan Morais faz um discurso somente com notícias boas

No momento em que o Brasil assiste, vive e sofre as consequências de um conjunto de notícias ruins, motivadas pelas situações política, econômica e social, o vereador Ivan Moraes (PSol) inovou: usou o microfone do plenário, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (6), para comentar apenas coisas boas. Ele quis falar apenas de bons acontecimentos na vida cotidiana e particular das pessoas, independentemente do contexto geral. “Eu acordei triste com tantas notícias ruins nos jornais e pedi, nas minhas redes sociais, que as pessoas me mandassem apenas boas notícias. E as recebi”, disse.

E o que fazer com notícias boas? “Estou aqui para contá-las para todos, pois notícia boa também é para ser reverberada”, justificou-se. Ivan relatou 17 mensagens que chegaram ás suas mídias, que falavam de cursos, tratamentos médicos bem sucedidos, opções de lazer, entre outros. “Nessa conjuntura que vivemos, só mesmo recebendo boas notícias é que a gente tem condições para aguentar”, afirmou. Se no início, Ivan Morais surpreendeu o plenário pelo ineditismo da iniciativa, uma vez que os vereadores estão acostumado aos debates e às repercussões políticas, ele terminou agradando e sendo aplaudido. O que também não é muito comum, nas reuniões ordinárias.

Uma das pessoas que enviou notícia boa para Ivan Morais foi July Neves que disse ter superado uma crise do transtorno bipolar e está começando um curso de agroecologia pelo Sertão. Shiguemi Matsumiya falou que anda muito feliz com a efervescência do movimento cultural do Recife. Maiara Melo divulgou um estudo publicado pela revista The Lancet, feito com quase mil casais de homens gays, que tiveram sexo e um deles era portador de HIV e tomava medicamentos antirretrovirais. A pesquisa descobriu que o tratamento pode prevenir a transmissão sexual do vírus. Entre outros, Luluca Guerra voltou a fazer arte.


Em 06.05.2019, às 16h19.