Jairo Britto cobra postura coerente da Celpe para variações de consumo

A diferença de tratamento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para consumidores que têm variações de consumo para mais ou para menos chamaram a atenção do vereador Jairo Britto (PT). O parlamentar levou o tema à tribuna da Câmara do Recife,nesta terça-feira (19). Na ocasião, ele cobrou que a empresa trate os consumidores que perceberam um aumento atípico na conta de energia da mesma forma daqueles que apresentaram um consumo subitamente reduzido – ou seja, com a inspeção de equipes técnicas.

Segundo Jairo Britto, os consumidores que percebem aumentos repentinos precisam se dirigir à companhia com demonstrativos de consumo para tentar obter providências.  “Quando a conta do morador vem alta, a Celpe não manda a equipe  fazer a inspeção da casa dele. Quando vem baixa, aí ela manda a equipe fazer uma revisão. Inclusive, pede para entrar na casa dos moradores para ver se existe algum tipo de modelo do que chamamos vulgarmente de macaco.”

O parlamentar disse que é dever da companhia tratar seus consumidores de forma igualitária. “Não podemos aceitar essa postura. Pedimos aos diretores que, quando a conta for acima do consumo médio, a Celpe vá lá para que o consumidor pague o que ele realmente deve. É obrigação da Celpe dar tratamento igual na sua conduta de análise de consumo.”

Em um aparte, o vereador João da Costa (PT) também fez comentários sobre o comportamento da empresa. “A Celpe é uma empresa que dá um tratamento diferenciado aos mais pobres, pressupondo que eles aplicam o desvio do consumo da energia elétrica. Nos bairros mais pobres, ela instalou sistemas que fazem desligamento automático, uma medida que pressupõe que eles vão furtar energia.”

Em 19.03.2019, às 17h49

registrado em: jairo brito