Jairo Britto propõe teste da linguinha para recém-nascidos

O teste da linguinha é um exame simples e rápido, podendo ser de grande importância para a saúde do bebê. É um exame que verifica possíveis alterações na membrana que liga a língua ao assoalho da boca, chamado popularmente de freio. Para conscientizar a população da importância do exame e do diagnóstico precoce para evitar problemas futuros que o vereador Jairo Britto (PT) propôs um Projeto de Lei, que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife, dispondo sobre a obrigatoriedade do teste da linguinha para os recém-nascidos do Recife.

O vereador lembrou que os responsáveis pelos nascimentos deverão encaminhar os recém-nascidos a Secretaria de Saúde do Município para agendar o procedimento junto a um Fonoaudiólogo. “O referido teste e de grande importância para diagnóstico precoce e, se necessário, o tratamento adequado, corrigindo problemas imediatos como sucção na amamentação, deglutição, e, posteriormente, a mastigação e fala. O exame leva menos que cinco minutos e é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O teste e a pesquisa foram premiados durante o XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e foi premiada na categoria Excelência em Fonoaudiologia. “Segundo a idealizadora da pesquisa, a fonoaudióloga Roberta Martinelli, quando um bebê nasce com língua presa, por falta de informação, muitas famílias sofrem em silêncio as várias dificuldades que a língua presa pode causar. Há bebês que tem alterações no ciclo de alimentação, originando estresse tanto para ele quanto para a mãe. Por estes e por tantos outros motivos, peço a aprovação desta matéria que fará a diferença na vida de muitos cidadãos”.

 

Em 16.01.2015, às 11h17