Jayme Asfora critica foro privilegiado

O vereador Jayme Asfora (PMDB) defendeu o fim do foro privilegiado por prerrogativa de função para autoridades federais. Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 28, ele destacou que vai mobilizar as redes sociais para discutir o assunto. Defendeu que crimes comuns praticados por políticos, sejam julgados pela justiça comum. “Isso tem a ver com o cidadão do Recife, porque tem impacto na eleição para a Câmara Federal e tem impactos na qualidade de vida do eleitor da cidade. A corrupção e a impunidade drenam dinheiro da saúde, da educação, da segurança e da cultura”.

A opinião do parlamentar sobre o julgamento do foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal  (STF) é que “houve uma manobra vergonhosa do ministro Dias Toffoli depois de se reunir com o presidente Temer na calada da noite”.  Para ele o assunto não vai voltar tão cedo à discussão, nem o Congresso vai fazer andar a emenda que tramita por lá.

Citou crimes recentes que mobilizaram a opinião pública e que não ficaram impunes por se tratar de pessoas comuns. Foi o caso do motorista que dirigia embriagado e matou três pessoas, deixando mais duas feridas, no bairro da Tamarineira. Criticou o desfecho de outros crimes praticados por senadores que não foram julgados, porque possuem a prerrogativa do foro privilegiado.

Em 28.11.2017, às 19h31