Jayme Asfora debate reforma política

De acordo com o vereador Jayme Asfora (PMDB), a reforma política é um assunto de extrema importância para todas as casas legislativas. Segundo o parlamentar, “o atual sistema político brasileiro é injusto e imperfeito”. “Muitos partidos hoje não têm democracia interna. Hoje temos 40 siglas e existem várias na fila do TSE para serem aprovadas. Vários partidos são usados como balcão de negócios pós ou durante as eleições”. O tema foi levado ao plenário na tarde desta terça-feira, 18.

A Câmara dos Deputados, inclusive, terá, a partir desta semana, mais uma comissão especial para tratar da reforma política. Novas mudanças nas regras eleitorais são um consenso entre os partidos, principalmente após as eleições municipais deste ano e o vereador Jayme Asfora acredita que a discussão da reforma será muito positiva para a sociedade. “O fim das coligações proporcionais e a exclusão de cláusula de barreira são dois itens demasiadamente necessários. É importante termos um voto livre, fruto da opinião das pessoas com base no debate de ideias do candidato. Com esses dois encaminhamentos, nós podemos caminhar para uma democracia mais sólida”, lembrou Jayme Asfora.

No aparte, o vereador André Régis (PSDB) salientou a urgência em construir um modelo que garanta a governabilidade e democracia. “O sistema atual não contempla nem uma coisa nem outra. Temos que aprender com os erros do passado. Acredito que a reforma é necessária”. André Régis também lembrou que um dos problemas atuais seria a fragmentação partidária e discordou da proibição de patrocínio nas redes sociais. “Não há como termos uma coerência partidária. A Câmara dos Deputados, por exemplo, é extremamente fragmentada. As reformas serão difíceis de passar. Precisamos combater essa excessiva fragmentação e outro ponto a ser debatido seria a liberação para as campanhas patrocinadas nas redes sociais. A legislação coibiu qualquer patrocínio. Permite-se gastar na rua, mas não na internet” , finalizou André Régis.

Em 18.10.16 às 16h32.