Jayme Asfora discorda de veto do Executivo

O vereador Jayme Asfora (sem partido) discordou do veto do chefe do Executivo ao projeto de lei número 184/ 2014, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB). “Considero esse veto um absurdo”, disse o parlamentar na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (08), antes da votação da matéria que manteve o veto por 16 votos a oito.

Jayme Asfora destacou que o projeto dispõe sobre a divulgação de informações a respeito do aleitamento materno e postos de coleta de leite materno na cidade. Disse discordar da justificativa para o veto, que seria “a geração de despesas” e lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma publicação sobre o aleitamento materno nas unidades de saúde, dada a importância da divulgação dessas informações.

Ele reclamou que outros projetos de lei, correlatos a este, como o de número 115/ 2016, de sua autoria,  também tenham recebido veto total da Prefeitura. “Eu tenho um projeto que obriga as maternidades públicas e privadas, o registro e a comunicação imediata de recém-nascidos com Síndrome de Down às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas com deficiência”.

A vereadora Ana Lúcia (PRB) concordou com a opinião de Jayme Asfora e lembrou que, no ano passado, a Câmara  aprovou o  Marco Legal da Primeira Infância. “São 14 eixos que deixam claro a priorização dos cuidados com as crianças de 0 a 6 anos. Então,  não se entende como, agora, a Prefeitura se recusa a colocar um cartaz que estimulará o aleitamento materno”.

Em 08.04.2019, às 17h49