Jayme Asfora discutirá aumento de IPTU em audiência
“Os aumentos são absurdos, ilegais e abusivos”, criticou o parlamentar. Segundo ele, há casos em que chegou a 40% ou mais, “quando o IPCA foi menor que dois dígitos”. O parlamentar também disse que a Prefeitura utiliza, entre os critérios para mensurar o valor do IPTU, o método fotogramétrico, feito através de drones. Uma medida que não dá direito de defesa ao cidadão, porque não há uma notificação ao contribuinte antes do aumento.
Jayme Asfora destacou ainda que o município poderia adotar soluções para favorecer o contribuinte e citou o exemplo da cidade de Caruaru. “Foi matéria nacional, o IPTU Verde implantado pela prefeita Raquel Lyra”. De acordo com ele, os moradores que contribuem com ações positivas para o meio ambiente, terão direito a diminuição no tributo.
Em seguida, agradeceu ao vereador Samuel Salazar (PRTB) por ter retirado de pauta um requerimento para realizar uma audiência pública que também discutiria, na Câmara, o aumento do IPTU. Jayme Asfora parabenizou o colega pela atitude e por reconhecer que a sua solicitação era mais antiga. “O nosso requerimento foi aprovado no último dia 19, e eu destaco que é um princípio da Casa que um mesmo tema seja tratado em uma única audiência”.
Samuel Salazar, por sua vez, afirmou que tem a intenção de somar esforços e o encontro de pautas comuns, deve resultar em um único evento. “O importante aqui é o bem para o Recife e para a sociedade. Trabalharemos juntos nessa pauta. O parlamento é o lugar para tratar deste assunto”.
Em 25.02.2019, às 17h22