Jayme Asfora faz apelo para revitalizar Centro do Recife

O centro antigo e bairros como São José, Boa Vista entre outros, área comercial do Recife, vive um verdadeiro caos de mobilidade e segurança, com ambulantes impedindo e atrapalhando o comércio, além de espaços considerados cracolândia, pelo menos na opinião dos lojistas e entidades que representam a classe de comerciantes. Esses representantes vieram à Câmara do Recife a convite do vereador Jayme Asfora (sem partido) para assistir a reunião na Câmara do Recife, na tarde dessa terça-feira (12).

Jayme Asfora aproveitou para lembrar que ano passado realizou audiência pública para debater sobre o caos que instalou nesses bairros. “Eles se encontram em estado deplorável. São depósitos de lixo, lojistas enfrentando concorrência de ambulantes que fecham as passagens de suas lojas. O centro da cidade é a espinha dorsal de grandes cidades”. O vereador lembrou ainda que pelo centro circulam cerca de 1,5 milhão de pessoas por  dia, há 24 agências bancárias, estações de bicicletas e outros equipamentos. Disse ainda que a gestão cobra IPTU e ISS muito caros e devolve pouco.

Aline Mariano  (PP) frisou que o centro do Recife é mais bonito do que muitas cidades pelo mundo, mas está sem condições de receber as pessoas. Ela sugeriu que se criasse uma comissão para arregimentar secretarias envolvidas para traçar planos de melhoria na segurança, limpeza, enfrentamento às drogas e outros problemas.

Gilberto Alves (PSD) acha que a cidade precisa valorizar o centro que tem muita história. Ele disse que este ano vai realizar audiência pública para discutir mudanças na Conde da Boa Vista. “A gente precisa resgatar o que já existiu em políticas públicas de reavivamento do centro”. O vereador acha que a comissão é imprescindível mas gostaria de sugerir a criação de uma Frente Parlamentar para tocar o assunto. “Acho que essa é uma questão de governo e não de partido ou de uma gestão”.

Jayme Asfora (sem partido) aproveitou para pedir que não fossem colocadas arquibancadas na Av. Nossa Senhora do Carmo, travando mais ainda o comércio da área, e que se fizesse como no ano passado quando o equipamento foi colocado na Av. Dantas Barreto.

 

Em 12.02.2019 às 19h15.