Jayme Asfora faz moção pela aprovação da PEC 555

Uma moção pela aprovação da PEC 555, que trata da retirada da cobrança previdenciária de aposentados, e que está para ser votada no Congresso, foi requerida pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) na tarde desta segunda-feira 31. Ele argumentou que o desconto viola cláusulas pétreas da Constituição. Disse ainda que a Câmara do Recife já se manifestou favorável à aprovação da PEC 555 na discussão realizada em audiência pública. “É papel dessa Casa se manifestar porque há milhares de aposentados federais aqui”.

Almir Fernando (PCdoB) disse que a causa atinge servidores federais aposentados espalhados por todo país. “Não é justo que pessoas que recolheram a vida inteira, na aposentadoria sejam ainda obrigadas a continuar contribuindo. Se a previdência está quebrada não se deve tirar dos aposentados para corrigir essas contas. É injusto”.

Carlos Gueiros (PTB) louvou a atitude do colega em requerer a moção de apoio, mas pediu que fosse estendida a todos os aposentados e não  apenas aos servidores federais.  “Também é injusto que aposentados da iniciativa privada sofram o desconto”.

Antonio Luiz Neto (PTB) lembrou que o que ocorre hoje é fruto das distorções imposta à previdência, uma vez que programas sociais se transformaram em benefícios previdenciários, como o Funrural que aposentou o homem do campo sem que tenha contribuído. “Não há previdência que sobreviva sem contribuição. É preciso que se façam as reformas urgentemente. O governo não pode mais usar dinheiro dos aposentados para fazer programas sociais”.

 

Em 31/03/2014 às 19h12